segunda-feira, 27 de julho de 2009

O tamanho, as almas gêmeas e o primeiro jato

Tamanho é importante

Uma leitora (sim, eu as tenho!) comentou que os textos do meu blog são muito longos e por isso podem desestimular sua leitura.
Em se tratando de tamanho, acho que a opinião das mulheres deve ser levada em conta e assim procurarei escrever também textos menores para satisfazer os mais impacientes ou os mais ocupados.
E sin perder la ternura.

Almas gêmeas


As pessoas que convivem comigo já me ouviram comparar Rubens Barrichelo e Muricy Camargo; eu costumo dizer que Muricy é o Barrichelo do futebol e Barrichelo é o Muricy da Fórmula 1.
Reparem que ambos raramente sorriem, tem feições soturnas e caras de derrotados. Além disso, nunca assumem responsabilidade pelos seus fracassos; pelo contrário, sempre procuram culpados. Os dois também se julgam muito melhores do que realmente são; o Muricy pelo menos é sortudo, recebeu uma bela equipe do São Paulo e foi tri-campeão brasileiro, enquanto que o seu colega de casmurrice é um enorme pé frio.
Se depender de seus méritos, Barrichelo vai disputar o campeonato piauiense de kart e Muricy vai ser técnico do Ibiapinense, da terceira divisão do Acre.

Nunca despreze o primeiro jato.

Recentemente fui a um laboratório de análises clínicas para fazer um exame de urina e a atendente, ao me entregar o frasco para guardar a amostra a ser analisada, recomendou desprezar o primeiro jato.
Achei essa recomendação muito antipática e preconceituosa e, claro, não obedeci.
Meus pais me ensinaram a tratar bem a todos, independentemente da sua condição social, econômica, cultural, religiosa e racial e não seria depois de velho que eu haveria de desprezar um jato só por ser o primeiro.
Fora isso, existe ainda um aspecto emocional envolvido na questão: o primeiro jato é justamente aquele que nos alivia quando estamos apertados, é o que nos dá aquela sensação leveza e felicidade quando começamos a operação de esvaziamento da bexiga e seria enorme ingratidão e pensar em desprezá-lo.
Em conversas com outras pessoas, fiquei sabendo que essa antipatia pelo primeiro jato existe em vários laboratórios, não só no Biesp, onde fiz meu exame. Pelo visto, deve ser uma orientação da associação da classe, com propósitos certamente inconfessáveis.
Estou começando aqui uma campanha a favor do primeiro jato; no seu próximo exame pretigie-o, enalteça-o e deixe bem clara sua posição caso alguém do laboratório ousar fazer qualquer observação menos educada ou preconceituosa.
Vamos à luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário