segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Eu até esquecci

Meus amigos (as), acreditem, esqueci que tinha este blog. Depois de receber centenas de e-mails de leitores indignados, estou mandando mais uma postagem.
Desta vez vocês vão levar de brinde uma receita, a do Pudim de Pão da Preguiça, tão fácil que até eu consegui fazer. Para quem gosta de doces caseiros vale a pena experimentar.
Estou também fazendo uma pesquisa de opinião e reclamando, rabugento que sou, de um modismo de linguagem que me irrita.
Tomem coragem e leiam.

Modismos de linguagem

O brasileiro tem mania de inventar modismos de linguagem que me irritam profundamente. Agora que o “gerundismo” está em decadência apareceu a mania do duplo sujeito na frase, falando-se “ele” ou “ela” depois do sujeito. Exemplo: O consumidor, ele tem o direito de trocar um produto.
Pra que esse “ele” depois do consumidor? É uma frescura que já está virando moda. Eu costumo ouvir no carro a Bandnews, uma estação de FM que transmite notícias e variedades; já ouvi diversos entrevistados empregarem esse vício de linguagem, inclusive ministros, empresários e outros personagens que supostamente deveriam conhecer melhor a língua portuguesa.
Outro vício, que poucos percebem, mas que é muito comum, é a introdução da palavrinha “”; nesse caso até locutores e comentaristas cometem essa babaquice. Exemplo: Vamos todos aí protestar contra o aumento de preços.
Esse “aí” é totalmente desnecessário, não é advérbio de lugar nem de nada; não lembro quando isso começou e como ninguém comenta, certamente vai continuar a ser usado.
Eu também vou começar a inventar moda, mas na linguagem escrita; vou adotar a regra de, quando possível, suprimir uma ou mais letras, substituindo-as por apóstrofo, o que aliás já fiz algumas vezes. Exemplos: vou pela Vi’Anhanguera; outro: estou c’Anna. Mais um: depositei dinheiro n’Itaú.
Com a generosidade que me caracteriza, autorizo desde já a usarem esse moderno sistema de escrita sem o pagamento de direitos autorais.


Pesquisa

Dizem que pãos ou pões é questão de opiniães; assim, eu gostaria de saber a opinião de meus amigos sobre a realização dos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Tendo em vista as condições sócio-econômico-cultural dos fiéis(?) leitores deste humilde blog , o resultado desta pesquisa retratará com boa precisão a opinião da elite dominante do Brasil.
Então, vocês acham que será bom ou ruim para o Brasil? Respostas para o meu e-mail:
kir.robertoa@gmail.com
.

Agradeço desde já e divulgarei o resultado no próximo blog.
Se ninguém responder, não tem problema, eu invento o resultado.


Pudim de Pão da Preguiça


No liquidificador:
1 litro de leite;
4 ovos inteiros;
2 xícaras de chá de açúcar;
Casca de uma laranja.

Forrar uma forma grande com calda de açúcar queimado. Pôr fatias de pão em volta da forma, grudando-as bem na calda. Pôr fatias de pão até a metade.
Acrescentar uvas passas, nozes e, opcionalmente, queijo ralado ou coco ralado.
Encher a forma até a borda com fatias de pão. Colocar os ingredientes batidos no liquidificador em cima de todo o pão; com uma colher, ir pressionando para embeber bem o pão no leite. Levar ao forno (não é banho-maria) por 30 a 35 minutos. Pode ser congelado.




Um comentário:

  1. D U V I D O!! Quero ver você fazendo a tal "calda de açúcar queimado" com a qual precisa forrar o fundo da forma. Esta parte da receita, que não tem explicação de como fazer, imagino que deve ter uma parte que se subentende ser assim:" peça a alguém que saiba, preparar para você uma calda de açúcar queimado", visto não ser este um ingrediente que se compre pronto no mercado como os ovos, o leite, etc...

    ResponderExcluir